O que é a Odontologia 4.0 e porque você deve estar preparado para lidar com ela

Odontologia 4.0 é um termo que estará cada vez mais em pauta no mercado. Com os avanços tecnológicos e a evolução constante das mais diversas áreas do conhecimento, da indústria e da prestação de serviços, é natural que a odontologia também se modernize de modo a oferecer melhores resultados aos pacientes. Mas o que o termo significa de fato e como ele irá impactar o setor?
A origem da Indústria 4.0
A Indústria 4.0 - ou Quarta Revolução Industrial - refere-se ao movimento de modernização de alta tecnologia da indústria global, a partir de sistemas ciberfísicos, automação, computação em nuvem, internet das coisas, inteligência artificial, big data e muito mais. Este é um processo recente, que tomou forma a partir da segunda década do século XXI graças à difusão da internet e o aumento de sua capacidade para a transmissão de dados.
Consequência natural dos processos anteriores de Revolução Industrial, a Indústria 4.0 representa mais um grande salto nos modelos de produção e prestação de serviços, cujas três etapas anteriores foram marcadas pela mecanização a partir da energia a vapor, introdução da produção em massa com a ajuda da energia elétrica e digitalização das indústrias, respectivamente.
A Odontologia 4.0
Seguindo a tendência dos mercados globais, a odontologia também está se transformando graças aos adventos tecnológicos. Há anos, a computação já permite diagnosticar e tratar os pacientes com mais eficácia, substituindo técnicas obsoletas e, muitas vezes, incômodas.
Mas, agora, o profissional da odontologia está de frente a um novo momento. Um grande salto deve ocorrer nos próximos anos, resultado da evolução natural da digitalização já iniciada. Se na atualidade as câmeras, scanners e impressoras 3D já fazem parte do cotidiano do dentista, muito em breve eles serão indispensáveis e oferecerão ainda mais recursos - os quais podem ir de diagnósticos realizados por inteligência artificial até procedimentos cirúrgicos remotos. O Watson, plataforma de serviços cognitivos da IBM, já é usado na medicina para realização de diagnósticos de câncer e auxílio em pesquisas sobre a doença de Parkinson, por exemplo.
Obviamente, com tantos avanços ocorrendo e de maneira tão rápida, é essencial que os profissionais se mantenham atualizados e ligados nos conceitos da Odontologia 4.0. Logo, não haverá mais espaço para equipamentos rudimentares ou procedimentos ultrapassados que causam dor e desconforto aos pacientes. Ao que tudo indica, esta é a maior transformação já ocorrida na história da odontologia. Você está preparado para ela?
Rede IOA, referência em Odontologia 4.0
A Rede IOA, escola premium de odontologia que é referência nas Américas, é a única do Brasil a trabalhar os conceitos da Odontologia 4.0. Com um corpo docente de peso, que reúne os principais nomes do mercado, e equipamentos de última geração, estamos alinhados às principais tendências globais da odontologia.
Muito além da teoria, os alunos têm contato com as novas tecnologias e podem colocar em prática, em pacientes modelo, os procedimentos aprendidos. Tudo isso garante um ensino de excelência que faz a diferença na formação dos profissionais mais capacitados para enfrentar os novos desafios da odontologia.
Conheça mais da Rede IOA, nossas unidades e o amplo portfólio de cursos. Clique aqui!

Comentários