4 dicas essenciais para a carreira de recém-formados em Odontologia



Iniciar uma carreira em Odontologia é um passo excitante e desafiador. A ocupação de dentista, embora bastante tradicional, está em franco crescimento e é tendência global, sendo apontada como profissão do ano de 2017 pela US News & World Report, que avalia questões como potencial de crescimento, vida profissional e salário (com base no cenário norte americano).

No Brasil, este panorama não é diferente. O país é reconhecido pela excelência na formação de seus profissionais, com três universidades listadas entre as cinco melhores do mundo em Odontologia: USP (1º lugar), UNESP (4º lugar) e UNICAMP (5º lugar). Além disso, o Brasil possui o maior contingente de dentistas do mundo, seja em números absolutos ou proporcional à população.

Apesar de animadora, essa realidade também deixa evidente a grande concorrência existente no mercado odontológico. Por isso, é fundamental que os profissionais recém-formados estejam devidamente preparados para lidar com os desafios da carreira, planejando-se de forma adequada para se destacarem.

Abaixo, listamos 4 dicas essenciais para quem está iniciando na profissão!

Planeje sua carreira
O ponto de partida para o sucesso é um bom planejamento. Ao conquistar seu diploma, o dentista se vê diante de diversas possibilidades profissionais e é necessário foco para tomar as melhores decisões.

Para muitos, a primeira grande dúvida está no fato de atuar em uma clínica já existente ou montar sua própria. Não ter clareza sobre qual caminho seguir, muitas vezes, prejudica o crescimento profissional.

Neste caso, vale ponderar diversos fatores. Embora ter a própria clínica pareça muito mais atrativo e lucrativo, é igualmente mais difícil e demanda recursos. Administrar o próprio negócio e ainda conciliar com a atuação clínica pode ser bastante complexo para alguém que está começando sua jornada no mercado de trabalho. Ao atuar em uma clínica já existente, o dentista recém-formado adquire experiência e pode se beneficiar do público que já a frequenta, além da possibilidade de aprender com profissionais que estão há mais tempo no mercado para, futuramente, empreender em um negócio próprio.

Há também a possibilidade de não desempenhar a atuação clínica, trabalhando em indústrias, pesquisa ou até mesmo lecionando na área. Novamente, o mais importante é ter ciência dos próprios objetivos e traçar o planejamento adequado para atingi-los.

Independente da escolha, vale lembrar que não existe regra ou fórmula mágica: com empenho e dedicação, é possível ter sucesso em qualquer forma de atuação dentro da Odontologia!

Tenha um bom networking
Manter uma boa rede de contatos é essencial em qualquer profissão na atualidade e, para o dentista, não é diferente. O networking é capaz de abrir muitas portas ao longo de sua carreira, por isso valorize seus contatos profissionais e seja solícito sempre que necessário.

Para quem está iniciando, essa é uma forma eficaz de conquistar os primeiros pacientes por meio de indicação. Ter um bom relacionamento com profissionais cuja atuação seja complementar à sua pode proporcionar o “intercâmbio” da clientela.

Então, mantenha contato com colegas de turma e demais profissionais que você conheça. Frequentar palestras, cursos e demais eventos odontológicos também permitirá a realização de novos contatos e a troca de experiências relevantes.

Desenvolva seus conhecimentos e habilidades
A Odontologia vem passando por profundas transformações em decorrência do avanço tecnológico, entrando na era da Odontologia 4.0. Novos equipamentos e técnicas permitem a realização de procedimentos mais seguros e eficientes, sem proporcionar dor ou desconforto ao paciente. Logo, é evidente que estes prefiram se consultar com os profissionais capacitados para a realização de tratamentos modernos. Vale lembrar que o mercado é bastante concorrido e, por isso, aqueles que não se atualizarem tendem a ser deixados para trás.

Além disso, é importante que o profissional da Odontologia conheça outros temas que podem impactar em sua carreira, como administração, marketing e finanças, por exemplo. Saber os conceitos básicos destas matérias e como aplicá-los à sua atuação com certeza trará resultados promissores na busca por seus objetivos.

Habilidades pessoais como oratória, relacionamento interpessoal, linguagem corporal e até mesmo escrita também podem ser pontos de diferenciação, gerando a imagem de um profissional completo e capaz de se adequar a qualquer situação. Não deixe de investir em você mesmo!

Faça uma especialização
Com o amplo desenvolvimento do mercado odontológico, principalmente no Brasil, muitos pacientes têm buscado por especialistas na hora de realizar um tratamento, em detrimento ao profissional com título generalista. Por essa razão, realizar uma pós-graduação é fundamental para o sucesso do dentista.

Ao especializar-se e definir um foco de atuação específico, é possível desenvolver melhor as habilidades necessárias a uma boa atuação, tornando-se assim uma referência na área.

Ademais, como dito anteriormente, é importante que o dentista se mantenha atualizado. Uma boa especialização o colocará em contato com os equipamentos e técnicas mais modernos que existem, garantindo um tremendo diferencial competitivo.

Na Rede IOA, escola referência em ensino odontológico nas Américas, os cursos de especialização contam com o que há de mais moderno no mundo e uma estrutura premium. Além das aulas teóricas com os maiores nomes da Odontologia, os alunos também se desenvolvem por meio de aulas práticas com pacientes modelo, o que proporciona uma garantia de aprendizado.

Se você quer saber mais a respeito e dar o primeiro passo em uma carreira de sucesso, acesse nosso site e conheça as unidades da Rede IOA!

Comentários